Páginas

terça-feira, 15 de junho de 2021

121 # Opinião | "Encontrei o Amor Onde Menos Esperava" de Fátima Lopes

 

Sinopse:
"Sofia tinha uma única certeza no coração quando fechou a porta do carro: queria renascer. Sentia-se cansada. Uma série de relações falhadas e dolorosas, uma vida centrada no sucesso profissional, a perda da sua querida avó e da mãe, o seu pilar, fizeram-na repensar a sua vida. Queria mais. Queria saborear a vida. Tinha 49 anos, não tinha filhos, nem uma família a que chamasse sua. Estava na altura de mudar. Respirar fundo, vencer o medo, encher o peito de coragem e partir, em busca das suas raízes, de um novo caminho, da sua alegria interior. Em busca de si própria.

Destino: Alentejo. Quando chega a casa dos avós e que agora é sua depara-se com uma casa degradada, a precisar de obras. Mas Sofia não baixa os braços. Reconstrói-a, tijolo a tijolo, tal como reconstrói a sua vida. Entre várias peripécias e uma série de personagens inspiradoras que se cruzam no seu caminho, Sofia aprende o valor do tempo, do aqui e agora, da entreajuda, da importância de cuidar do outro, da amizade, de gostarmos de nós próprios.

Vai ser ali, entre os campos a perder de vista, as águas cintilantes do Alqueva e o maravilhoso céu estrelado que Sofia vai encontrar o verdadeiro amor. O mais importante de todos: o amor próprio. E, um outro amor que esteve sempre lá, onde ela menos esperava.

No seu tão aguardado regresso ao romance Fátima Lopes traz-nos uma história apaixonante e inspiradora acerca de uma mulher, em busca de um novo sentido para a sua vida." retirado do Goodreads
 

Opinião:
Este é o terceiro livro que leio da escritora e apresentadora Fátima Lopes, que eu tanto estimo.
Começo por agradecer à editora Planeta que tão gentilmente me enviou este livro.
Sofia tem 49 anos, é designer, mora em Lisboa é solteira e não tem filhos. Ela viveu duas relações amorosas muito conflituosas e tóxicas, nas quais foi vítima de violência doméstica tanto física como psicológica.
Sofia quer reconstruir-se e amar-se a si própria, então vai para a casa que agora é sua, que herdou da sua mãe e que pertencia aos seus avós. Quando chega a Monsaraz, ela encontra a casa completamente "danificada", tal como ela própria. Com a ajuda das gentes alentejanas, que tanto sabem acarinhar todos e ainda mais os seus, Sofia reconstrói a sua alma e a casa de família.
Esta é uma história de superação interior, de conhecimento do seu próprio eu e de aprender a amar-mo-nos a nossa pessoa para conseguir estar de bem com a vida e amar os outros.
Eu adorei este livro, foi lido no momento certo e no lugar certo.

Fui retirando ao longo da leitura muitas frases para o meu caderninho de leitura, algumas das quais vou partilhar aqui convosco.

" Reduz as feridas do passado a marcas 
que te despertam para uma nova vida. 
Transformando as feridas em bênçãos" pág. 14

"Filha, a vida não foi feita para sofrer, mas para ser vivida e saboreada por nós." pág. 34

"A Vida tem um plano para ti. 
Abre o  coração e deixa que ela te mostre
o que reservou para ti." pág. 39

"...na vida temos duas opções: Ou arregaçamos as mangas e vamos à luta, ou deixamo-nos estar sentados, a queixarmo-nos e a ver a vida passar." pág. 56

"A primeira de todas é aprender a gostar de ti, de quem és. O amor-próprio é o mais importante de todos." pág. 144

Classificação de 5 estrelas no Goodreads.

Boas leituras!💓

Sem comentários:

Enviar um comentário