sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Compaixão

Título:Compaixão

Autora:Jodi Picoult
Páginas:406
Editor: Civilização Editora
ISBN: 978-972-26-2720-7

Sinopse

«Se o amor da sua vida lhe pedisse ajuda para morrer, que faria? O comandante da polícia de uma pequena cidade de Massachusetts, Cameron McDonald, faz a detenção mais difícil da sua vida quando o seu primo Jamie lhe confessa ter matado a mulher, que sofria de uma doença terminal, por compaixão. Agora, um intenso julgamento por homicídio coloca a cidade em alvoroço e vem perturbar um casamento estável: Cameron, colaborando na acusação contra Jamie, vê-se, de repente, em confronto com a sua mulher, Allie – fascinada pela ideia de um homem amar tanto a mulher a ponto de lhe conceder todos os desejos, até mesmo o de acabar com a vida dela. E quando uma atracção inexplicável leva a uma traição chocante, Allie vê-se confrontada com as questões sentimentais mais difíceis: quando é que o amor ultrapassa os limites da obrigação moral? e o que é que significa amar verdadeiramente alguém?»

Imprensa Internacional

“...Uma inspirada reflexão sobre o amor…Picoult dedica uma atenção apaixonante às personagens principais, dando forma a uma exploração sensível do equilíbrio do amor.” PUBLISHERS WEEKLY

“Picoult escreve com um toque refinado, um olhar atento ao pormenor e um entendimento da delicadeza e da complexidade das relações humanas.”
THE BOSTON GLOBE

“Picoult, mais uma vez, aborda um assunto  intenso e usa o seu estilo genial e complexo para expor todos os tons de cinzento na perfeição.” COSMOPOLITAN

Video de promoção do livro(retirado do youtube):
A  escritora Jodi Picoult:

"Jodi Picoult nasceu e cresceu em Long Island. Estudou Inglês e escrita criativa na Universidade de Princeton e publicou dois contos na revista Seventeen enquanto ainda era estudante. O seu espírito realista e a necessidade de pagar a renda levaram Jodi Picoult a ter uma série de empregos diferentes depois de se formar: trabalhou numa correctora, foi copywriter numa agência de publicidade, trabalhou numa editora e foi professora de inglês. Aos 38 anos é autora de onze best sellers e em 2003 foi galardoada com o New England Bookseller Award for Fiction."
Site do Wook 

Entrevista a Jodi Picoult (retirado do youtube):

Minha opnião:

Este foi o primeiro livro que li de Jodi Picoult, já tinha lido muito sobre esta escritora e estava muito curiosa e com grandes espectativas, desde já digo que não me desiludi, nada disso, fiquei muito bem impresionada e adorei este livro, só tem um senão, mas esse é exclusivamente meu, o tema é muito "forte", o direito à morte por compaixão, nome comum eutanásia. O modo como é abordado o tema da eutanásia mecheu muito comigo, julgo que agora entendo o que lia sobre Jodi, ela retrada as realidades mais dolorodas de uma forma tão real que custa e doi o desfolhar do livro.
Eu sei que já é normal eu entrar dentro dos livros e viver com as personagens a história, pois eu até costumo dizer que custa sair do enredo e voltar ao sofã, imaginem neste caso. O relato da vida amorosa de Jamie com Maggie e o de Cam com Allie, são uma tempestade no amor e é disso que no fundo este livro  fala do amor.
O julgamento de Jamie que é acusado de ter matado a esposa Maggie, que se encontrava com cancro na fase terminal, a traição de Cam tudo isto foi vivido por mim de modo muito intenso, dado a maravilhosa descrição que a Picoult proporcionou e a atmosfera criada ao longo desde livro em redor de cada personagem é fabulosa.Gostei muito das personagens que Jodi Picoult criou neste romance, são personagens cheias de alma, com um pasado e um presente bem marcantes.
Este livro de Picoult trata da eutanásia e do adultério, como já referi anteriormente, tendo por base o amor que existe entre duas pessoas e aqui vamos viver no meio de uma tempestade de sentimentos e uma questão prevaleceu na minha mente: "E se fosse eu, o que faria?".
Gostei, recomendo, e vou continuar a ler Jodi Picoult (após uma breve pausa).

Excerto:
"...Jamie virou-se para Cam.
-Nunca tinha visto uma esquadra de polícia com flores.
Cam olhou para o arranjo.
-É a minha mulher. É dona de uma loja aqui. Faz um todas as semanas-observou Jamie tocar com o dedo nas pétalas frágeis de um lírio, esfregando-as delicadamente de forma que Cam sentiu o aroma leve a chuva do outro lado da sala.
- Ama-a?
Cam recuoru um passo.
- A minha mulher? Claro.
- Quanto?
Cam sorriu um pouco.
- Há um limite?
Jamie encolheu os ombros.
-Diga-me você. O que era capaz de fazer por ela? Mentiria por ela? Roubaria? Mataria por ela?"

6 comentários:

  1. Olá Carlinha!

    Obrigada por divulgares o video que o Prazer da Leitura elaborou após a leitura deste livro.

    Podes tambem espreitar a minha opinião sobre o livro.

    http://omeudiariodaleitura.blogspot.com/2010/07/compaixao-jodi-picoult.html

    :)

    ResponderEliminar
  2. De nada, fico feliz por saber que a Atmosfera dos livros está a divulgar o video do Prazer da Leitura.
    ;)Boas atmosferas:;)

    ResponderEliminar
  3. Tb gostei imenso de ler este livro, faz-nos tentar entrar nas personagens e imaginar o que fariamos no lugar delas

    Boas Festas e Bom ano novo, com muitas e boas leituras

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria
    Este é sem sombra de dúvida o meu livro de eleição de Picoult;)
    Boas Festas E um ano com tudo de bom;)

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Eis um tema que me interessa bastante e sobre o qual tenho uma opinião muito específica. Sem dúvida de que, se voltar a dar uma oportunidade a Jodi Picoult, o farei com este livro.
    Boas leituras
    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia,
      Espero que dês realmente uma oportunidade a Picoult e que leias este livro, foi a minha estreia com a escritora e até agora não encontrei um igual.
      Boas leituras!

      Eliminar