quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Harry Potter

Comecei a ler o Harry Potter depois de ter escutado uma conversa entre duas colegas minhas, professoras de Português, elas estavam a pensar pedir aos seus alunos para fazerem um resumo do livro:"Harry Potter e a Pedra Filosofal".
Recordo que na altura já tinha ouvido e lido algo sobre um pequeno feiticeiro que andava a pairar na atmosfera dos miudos e dos graudos, assim sendo, comprei para ler...e devorei, era diferente de tudo o que eu já tinha lido mesmo quando era miúda. Acho que nunca li uma história construída de uma forma tão estruturalmente complexa e ao mesmo tempo tão simples, parecia uma história que desde sempre existiu, mas não era.
Comecei a perceber que os "miúdos" andavam para todo o lado com o Harry, que não só o liam como o reliam o que era de veras fasciante e maravilhoso, porque se por um lado queremos que eles leiam à "lei da bala", passo a expressão, por outro nunca sabemos como o fazer. De certa forma, tinha sido encontrada a fórmula mágica para introduzir os "miúdos" na leitura,ou a leitura nos "miúdos".
Recordo com muita saudade desse ano, pois iniciei a ler o Harry Potter e estava a leccionar longe de casa, os meus alunos liam o Feiticeiro e como sabiam que eu já tinha lido vinham depois partinhar opniões comigo. Foi através deles que tomei conhecimento de um outro escritor Paulo Coelho. Recordo que nesse ano tive o cuidado de ler o que os meus alunos do secundário-11.º ano- liam, claro que muitos dos livros já nem me lembro, mas do Harry Potter não esqueci, Porquê???????
Porque o pequeno Feiticeiro deixa magia e ao ler transportou-me para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, para o mundo das poções, dos feitiços, do malvado Lord Voldmort, ou melhor escrevendo, Aquele Cujo o Nome não deve ser Pronunciado, o grande amigo do Harry o Ron Weasley e a amiga Hermione Granger.Ao longo da construção da história vão surgindo outras personagens, todas elas bem estruturadas e de alguma forma importantes.
Foi no mundo destas poções e da magia dos livros de J.K.Rowling, mundo esse onde a escritora trabalhou durante, nada mais nada menos que 17 anitos, que eu aprendi a viajar pelos livros de magia e adorei a experiência.

Vi filmes,todos que sairam até agora adorei, comprei os DVDs e li os livros todos, só este último é que não consegui acabar as últimas 200 páginas e guardei, mas a semana passada fui buscar e acabei de o ler.
Sempre que lia o Harry Potter era transportada para o mundo da fantasia e devo dizer que depois de ler esta colecção conclui que os livros não têm idade...nem tempo para serem lidos...Mas os que mais me marcaram foram o primeiro"Harry Potter e a Pedra Filosofal" e "Harry Potter e o Cálice de Fogo" não consigo referir o que gostei menos porque gostei de todos e muito.

Boas Atmosferas ;)

22 comentários:

  1. Sem dúvida que a saga do Harry Potter prende e prende, porque tem magia que transborda por todos os lados. :)
    Não sei qual deles gostei mais, mas "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" e "Harry Potter e o Cálice de Fogo" são os que de alguma forma me marcaram mais. E tenho um carinho especial pelo primeiro, por me ter transportado para este mundo de Hogwarts.
    Quanto aos filmes já não posso dizer o mesmo. Vi o primeiro e não fiquei convencida. Não vi os restantes, mas voltei ao cinema para ver este último, que gostei um pouco mais.

    ResponderEliminar
  2. É a saga do Harry Potter tem essa magia no ar que nos prende e transporta ao mundo da fantasia.
    Em relação aos filmes eu gostei muito do primeiro acho que foi mágico.

    Boas Atmosferas;)

    ResponderEliminar
  3. Harry Potter… Que nostalgia!

    Tinha 14anos quando comecei a ler esta Saga, foram os primeiros livros que li de fantasia, desesperava enquanto aguardava a edição do próximo. Que saudades :)

    Mas por curiosidade, um dos primeiros livros que li “para adultos” mais ou menos á 10anos atrás, altura em que me iniciei na leitura do Harry Potter, foi “Veronika Decide Morrer – Paulo Coelho”.

    ResponderEliminar
  4. Desde já peço desculpa pois o teu comentário foi retirado por erro.

    Já respondi a tua pergunta noutra postagem. Contudo volto a escrever, os passatempos estão em pausa e não sei se vão recomeçar dado que já tenho quem fique com os livros.
    Boas leituras.:)

    ResponderEliminar
  5. Saudações!
    Ainda me lembro de ir de madrugada para a porta da livraria esperar para comprar a continuação da saga. O meu irmão mais novo teve a sorte de não ter de esperar e tornou-se ainda mais fascinado com esse mundo de J.K.Rowling do que eu! Já leu três vezes todos os livros! Já viu os filmes uma centena de vezes! Sabe todas aquelas pequenas contradições, que só alguem que já leu a série muitas vezes se apercebe.
    Harry Potter marcou uma época e espero que continue por muito tempo a fazer parte da infência dos jovens de todo o mundo!
    Cumps!
    Alu

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana Luisa Alves.
    Pois é agora recordei quando fui com os meus sobrinhos para a Fnac, que estava toda embelezada com as fantasias de bruxas e feitices, teias de aranha e vasouras, chapéus e varinhas mágias, que cenário maravilhoso que saudades...

    Beijocas.

    ;)Boas Atmosferas;)

    ResponderEliminar
  7. comecei a ler a saga de Harry Potter e não consigo ficar um minuto longe do livro estou bastante entusiasmado com essa aventura pena que são apenas sete livros

    TAZ!

    ResponderEliminar
  8. Olá Wedeanb
    Pois é Harry Potter é um docinho no mundo da fantasia e se estás a ler pela primeira vez a saga, vais simplesmente adorar.
    Beijinhos e boa fantasia;)

    ResponderEliminar
  9. harry potter é tudo na minha vida desde que comecei a ler abrendi a me soltar mais e mais tudo q teb=nho esta de auguma maneira ligado a ele o meus livros favoritos são o
    HARRY POTTER E O PRIZIINEIRO DE AZCABAN
    HARRY POTTER E AS RELIQUIAS DA MORTE

    Em relação as filmes são mt bons mais acho q cortão as melhores partes

    ResponderEliminar
  10. Eu adorei os livros e os filmes, ainda não vi o último;)
    Bom ano e muitas leituras;)

    ResponderEliminar
  11. Eu gosto muito dos filmes do Harry Potter
    são muito bons.
    E é muito bom ler mais eu não
    tenho muito tempo de ler,
    gosto de ouvir musicas dos filmes são
    bons tbm,
    mais quero muito ler os livros
    do Harry os ultimos.
    Um Abraço.
    llarie94
    Como eh o nome da musica que toca no blog??
    Bjos

    ResponderEliminar
  12. eu adoro dos saga Harry Potter já assistir todos os filmes mas eu não consigo achar uma livraria que venda os livro mais eu não vou desistir então
    se aleguem tiver uma dica me procure no Twitter: pammll

    ResponderEliminar
  13. Os livros estão à venda em vários sitios encontras na FNAC de certeza;)

    ResponderEliminar
  14. fui hj mesmo comprar o primeiro livro e vou começar a ler amanha espero que seja eta magia toda que vcs estão dizendo mesmo, ja vi todos os filmes só as "reliquias da morte pate 2" que não mas sei que vou amar o livro.E adoreeei a sua postagem sobre o livro e com a musica de fundo então... nossa me motivou muito.Aqui é a Helena de 13 anos e simplesmente apaixonada por livros mágicos que despertam as emoções como a coleção percy jackson e os olimpianos, que a propósito eu ja li

    ResponderEliminar
  15. Olá Helena
    Bem vinda ao cantinho da atmosfera dos livros...
    tenho a certeza que vais adorar ler o Harry Potter, devias ter lido antes de ver o filme, pois assim já sabes a história mas lê eu adorei;)
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  16. Olá!
    O Harry Potter marcou este geração, e provavelmente vai continuar a marcar. Eu li o primeiro tinha 8/9 anos. Foi logo que ele apareceu em Portugal, e foi ele que me levou ao mundo dos livros e da fantasia. Se não fosse esta fantástica escritora provavelmente eu não teria o amor que tenho pelos livros, ou pelo menos, não teria começado tão cedo.
    Eu era aquela fã que ia buscar o livro à meia noite à livraria e, se pudesse, ficava a ler pela noite dentro. Já há algum tempo que tenho andado com vontade de reler todos os livros e provavelmente vai ser no próximo verão que vou entrar novamente neste mundo!
    Beijos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho saudades deste tipo de fantasia.
      Beijocas e boas leituras!

      Eliminar
  17. Novidades sobre a escritora do Harry Potter,

    Noticia:Primeiro livro para adultos de J.K. Rowling terá "humor obscuro" em

    http://livrosemarcadores.blogspot.pt/2012/04/primeiro-livro-para-adultos-de-jk.html

    Parabéns pelo blog.

    Paulo Pires

    ResponderEliminar
  18. Oh, que saudades me dá ver esta entrada.. Comecei a ler HP aos dez anos, quando entrei para o 5º ano e foi uma saga que me acompanhou sempre. Sinceramente, acho que nunca sofri tanto por ter que esperar para ler outro livro, nem por nenhum outro fiquei numa fila gigantesca, à porta da Fnac, à meia-noite para ser das primeiras a ler o novo título.. Ai, que nostalgia... Um mundo maravilhoso, capaz de nos transportar para dentro do livro ao ponto de vivermos e sentirmos o mesmo que os personagens de uma forma inigualável.
    Marcou, de facto, não só uma geração, mas marcou, também, de uma forma especial, como poucas histórias o fazem.
    Acho que posso afirmar que, qualquer pessoa que tenha crescido juntamente com os heróis desta saga, chega a um ponto em que os considera reais e bons amigos.
    Tenho um carinho muito especial por estes livros e já incuti à geração seguinte (às minhas irmãs) o culto e veneração do HP..=)

    Bjinhos e boas leituras!**

    ResponderEliminar
  19. eu AMEI esse blogger! e com certeza harry potter é e sempre sera diferente de tudo que eu ja li e vi! amo os livros, nenhuma outra coisa fala sobre coisas magicas feitiços, vassouras e escolas de magia como esses!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Caroline
      Tenho a certeza tal como tu que nunca mais nenhuma saga vai conseguir chegar aos calcanhares da do Harry Potter.
      Boas leituras;)

      Eliminar