sábado, 11 de janeiro de 2020

6 # Opinião| "Proibido" de Tabitha Suzuma

Sinopse:
"ELA é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezasseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. 
ELE é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezassete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes. 
ELES são irmão e irmã. 
Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade. Os livros de Tabitha Suzuma foram indicados para diversos prêmios, entre eles a Carnegie Medal, o Waterstones Book Prize, o Jugendliteraturpreis e o Branford Boase Book Award. Ela foi premiada com o Young Minds Award, o Stockport Book Award e o Premio Speciale Cariparma para Literatura Europeia. Proibido foi lançado com enorme sucesso na Alemanha, Itália, Estados Unidos, Dinamarca, Grécia e Espanha, entre outros países."wook


A Escritora _ Tabitha Suzuma_

"Tabitha Victoria Anne Suzuma nasceu em Londres em 1975. De mãe inglesa e pai japonês, é a mais velha de cinco irmãos. Foi para um colégio francês no Reino Unido e cresceu sendo bilíngue. Ainda assim, se negava a estudar e se sentava no fundo da sala para escrever histórias. Aos 14 anos deixou o colégio, continuou estudando a distância e estudou Literatura Francesa na Universidade King de Londres. Depois da formatura, foi professora primária e ao mesmo tempo que ensinava, escreveu seu primeiro livro, publicado em 2006. Proibido é o livro mais famoso e vendido, o único publicado no Brasil." adaptado do blog "Meu amor pelos livros"



Opinião:
Este livro não aborda temas fáceis, nada fáceis mesmo. Este livro aborda temas que entram nas casas diariamente pelos meios de comunicação social. Abandono dos progenitores, sendo que a progenitora é alcoólica e não liga nada para os seus filhos, o  progenitor, abandona o lar para constituir uma nova família e não quer mais saber dos filhos do seu primeiro casamente. Dois irmãos mais velhos mas ainda com menos de 18 anos têm a carga emocional e não só, de tomar conta dos seus irmãos mais novos.


O cumplicidade entre Maya e Lochan é muito forte que sem eles darem conta passa a ser amor. Os sentimentos entre estes dois irmãos são muito fortes, acabando por ser considerados pela sociedade "pecaminosos". Eles são tão cúmplices que acabam por se envolver amorosamente.

Gostei muito deste livro. Aprendi que nunca devemos avaliar os outros sem saber o motivo das suas ações e mesmo assim não temos o direito de julgar nada nem ninguém.

Classificação de 5***** no Goodreads.

Boas leituras!

Sem comentários:

Publicar um comentário