Páginas

terça-feira, 6 de julho de 2021

133 # Opinião | " A outra metade" de Brit Bennett

 
(pág.384)

Sinopse:
"As gémeas Stella e Desiree Vignes, tão idênticas de feições quanto diferentes de feitio, nasceram para contrariar a profecia.
Geração após geração, a comunidade negra desta pequena localidade, no Estado sulista de Luisiana, esforça-se por aclarar o tom da sua pele, favorecendo os casamentos mistos. Desiree e Stella são disso um bom exemplo, com a sua pele «cor de areia húmida», olhos castanho-avelã e cabelo ondulado. Mas a aparência não basta para as livrar do estigma, e acabam por assistir à morte violenta do pai, à humilhação da mãe depois disso.

Aos dezasseis anos, escolhem fugir juntas da terra sufocante. Pretendem escapar ao seu sangue e libertar o seu futuro. Mas a fuga para Nova Orleães acaba por ditar o afastamento das irmãs, até então inseparáveis.

Catorze anos mais tarde, Desiree volta à casa materna, arrastando pelas ruas poeirentas da terra uma filha de pele «negra como o alcatrão», que atrai todos os olhares do lugarejo retrógrado. Stella, por seu lado, tem a vida construída numa mentira: vive na Califórnia, faz-se passar por branca, e o marido nada sabe do seu passado.

Apesar de tantos quilómetros e tantas mentiras a separá-las, os destinos das gémeas estão inevitavelmente entrelaçados. E voltarão a cruzar-se, porque é impossível renegar a metade que nos pertence.

Na saga desta família que atravessa quatro décadas e vários Estados, Brit Bennett cria uma história de apelo universal e intemporal. Não se detendo no inevitável tema central da raça e da identidade, A Outra Metade reflete sobre o peso do passado no presente, pondera as consequências e os limites da reinvenção pessoal e oferece uma meditação poderosa sobre a família e a liberdade individual.
Um romance sensual, envolvente e inquietante, de uma das grandes revelações da literatura americana dos últimos tempos" retirado do Goodreads

Opinião:
O que escrever sobre este livro... começo por agradecer o fato da Cláudia Oliveira Simões do Blog A Mulher que ama livros e da livraria Alma dos Livros ter colocado na sua caixinha literária de junho este livro fabuloso, se não fosse ela certamente esta leitura fantástica tinha-me passado ao lado. Muito obrigada Cláudia.
Eu não tenho muito medo de favoritar os livros, como livros do ano, mas este vai ser mais que o livro do ano, vai ser um livro para a vida.
Esta história é narrada na terceira pessoa,  o livro acompanha a história de várias personagens da mesma família entre as décadas de 60 e 90.  Este livro está carregado de personagens femininas muito fortes e pragmáticas. Mas também está carregado de uma mentira que vai mudar a vida de muitas pessoas.
Este não é um livro que aborda somente a temática do racismo, temos aqui muitos temas, tais como: violência doméstica, bullying, identidade de género, religião, casamento e amor entre irmãs.
Este livro está escrito de uma forma que me agarrou ao enredo e às personagens de tal forma que só desejava que tivesse mais 200 páginas para continuar a saber mais sobre esta família.
Adorei todas as personagens, de forma diferente, mas aquela que me vai ficar para sempre no meu coração é a Jude, ela conseguiu juntar as metades...
Se quiserem saber mais têm de ler o livro...
Aconselho vivamente a sua leitura.
Classificação de 5 estrelas no Goodreads.
Boas leituras😊

Sem comentários:

Enviar um comentário